segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um olhar


A iniciativa de levar o cinema para as salas de aula a principio pode parecer estranha aos olhos dos mais críticos da sociedade. Mas para quem desenvolve atividades de educação ambiental nas suas diversas vertentes, sabe que os desafios não são poucos e que precisamos a cada dia está inovando na forma de informar, conscientizar, pensar e do agir corretamente em prol de uma vida mais sustentável.
Estamos conquistando aos poucos esses jovens dessa localidade que estão mostrando sua participação e envolvimento pela causa. A escola e as demais estão em greve, e nem por isso deixaram de comparecer. Isso mostra que há interesse, e que podemos esta modificando o sistema educacional de nosso país, basta ter percepção e potência de ação para que possamos chegar a um parâmetro de educação em que a comunidade local/global esteja no rumo de sabias ações.

Mural fotográfico





O projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola está em sua terceira etapa na escola da localidade da Fazenda município de Colares. Dentre as temáticas oferecidas nos dias de execução do projeto, a proposta dessa vez foi levar aos participantes uma exposição de fotografia (mural fotográfico). Um jeitinho novo de conscientizar as pessoas na causa Ambiental.
Um mural fotográfico que contém fotos do projeto, fazendo a diferença mostrando o papel da fotografia nas varias vertentes da educação e educação ambiental. Onde o foco principal da exposição era relatar as ações do projeto nas escolas por onde passou. Isso para dar um animo a mais aos participantes da “Escola Lucíola Brasil” e para a Com-Vida a ser formada. Os participantes estão recebendo as atividades dos filmes pedagógicos na Igreja de Santa Luzia(cedida pela comissão comunitária pastoral local, devido as condições de iluminação e espaço para atender a comunidade escolar)
O mural fotográfico é mais um atrativo do projeto e foi idealizado pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente, que com criatividade e admiração pela iniciativa fez com que houve um melhor entendimento das pessoas em se tratando do visual oferecido. Também tivemos a preocupação de quais seriam seus objetivos na comunidade, pois, além das escolas o projeto age também na comunidade fazendo um trabalho de conscientização pela melhoria do meio em que vivemos.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Nos preparativos da fazenda

O Projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola: Formando as Com-vidas entra em sua terceira etapa buscando agregar cada vez mais a integração e participação da comunidade escolar,visando que a juventude possa estar apontando e solucionando os problemas ambientais,culturais, educacionais e etc...desse município. E conta com um fator determinante em suas vidas que é a força de manter sempre preservada o seu espaço e se sentir parte do meio.
O projeto tem como meta atingir cerca de sete (7) escolas de dois (2) municípios dentre eles Vígia de Nazaré com data prevista para os dois (2) últimos meses.
Agora partimos para o interior, saindo da cidade em busca de levar as propostas do projeto para a localidade da fazenda (fazendinha) como é mais conhecida entre os habitantes.As atividades de cinema e a formação da comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola (Com-vida) irão acontecer de 18 á 20 de maio no espaço da Igreja Santa Luzia que ira atender a comunidade e os estudantes da Escola Lucíola Brasil.