sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Independência,a Com-vida e seu grito.Escola José Malcher em colares.

Esse momento para a nação é um dos mais importantes da nossa história.Momento esse que no atual século estão se perdendo. Valores,idéias, pertencimento... sentimentos de ser sentir brasileiro.

Contexto da história:

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

*Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
...
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
...
Desafio.

O desafio das comissões de meio ambiente e qualidade de vida nas escolas(Com-vidas) brasileiras tem não só o caráter de estar atuando no espaço escolar como ferramentar de organização da juventude pelas causas ambientais e sim, ter criticidade,percepção,sensibilização e tantas outras palvaras que circundam o nosso dia-a-dia que enchem de orgulho a quem as escutam.Mas sim de resgatar valores "quase" esquecidos pelo sistema educacional.Onde é muito dificil se ver nas escolas o patriotismo que a história deixou.
Ainda a esperança?ainda podemos acreditar em nossas crianças,adolescentes,jovens...?Qual é a dimensão-não me refiro a espaço- dessas comissões? O desafio é longo à muito trabalho a ser feito, já estar acontecendo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário