quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Maracajó

A comunidade de Maracajó teve sua origem de índios tupinambás(vestigios encontrados desse povo) na época das expedições marítimas portuguesas, tendo um papel histórico para o município,essa civilização se deu através de comunidades tradicionais que já povoavam essa região.
Com a chegada dos Portugueses houve uma mudança na rotina desse povo que até o momento viviam da agricultura e da pesca,preservavam sua lingua índigena e costumes/festejos.Diz a lenda que essa comunidade era administrada por um líder que se chamava Jó. Provalmente o chefe-pajé- do local.
Durante um dia, um índio saiu para a caça ,mata adentro, em busca de alimento para sua familia e comunidade onde o índio era muito respeitado por ser valente e generoso.Ao passar por um lugar avistou um objeto brilhante que lhe chamou a atenção e decidiu verificar o que seria o brilho que ufuscou seus olhos, ao se aproxima logo percebeu que se tratava de uma maracá -a pegou e saiu em disparada-Chegando a comunidade disse em auto e bom som Maracajó*, maracajó,maracajó...Conclusão:O índio ao chegar na comunidade estava gritando o nome do objeto que ele havia encontrado, só que ao pronunciar o nome do objeto ele reproduziu o som do nome do líder junto a palavra maracá...ficando maracajó.O líder ao observa o achado e de ouvir a palavra, decidiu que esse seria o nome da localidade sendo chamada até hoje de maracajó.


*História contada:Maria do Carmo Monteiro-Presidente da Associação de microprodutores rurais de Jenipaúba de Colares e professora da escola " Dom tadeu prost".

Nenhum comentário:

Postar um comentário