As atividades com adolescentes exigem sempre paciência e recursos que possam ser lançados mão para atrair a atenção do grupo. Considerando que os artifícios sempre usados pelo educador(a)/facilitador(a) da oficina tem que ser na medida do possivél bem adequados ao espaço-lugar onde a mesma acontece, tanto para atingir o objetivo de atrair a atenção dos jovens quanto para entreter uma faixa etária que tem características muito singulares e merece um tratamento através de métodos específicos.
Quanto as dificuldades enfrentadas, penso que no momento de definir as propostas que iriam fazer parte da árvore dos sonhos não houve uma discussão mais sólida para essa definição.Um dos motivos dessa escolha apressada foi justamente o tempo e a necessidade de cumprir com os horários de lanche e saída dos estudantes. No entanto, penso que podemos refletir conjuntamente e aproveitar esse momento de discussão com os estudantes para estimulá-los a justificar suas escolhas dentro de uma perspectiva do que realmente se pode fazer na escola como parte do plano de ação da COM-VIDA que ali foi iniciada.Alguns estudantes tiveram dificuldades para concluir o Jornal Mural(parte integrante e fundamental da metodologia) por falta de entendimento entre os integrantes do grupo previamente formado entre os participantes da oficina. Nesse sentido, vejo que também esse é um ponto importante para trabalharmos, qual seja, a importância de saber trabalhar em grupo, com todas as características que esse trabalho demanda. O diálogo, o convencimento, a capacidade de ceder e escolher são elementos importantes no transcorrer de um trabalho de uma COM-VIDA.
Texto de impressões por: Breno Sales
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