quarta-feira, 22 de abril de 2009

E agora de agir!

O projeto Cinema e Meio Ambiente tem como fundamental iniciativa de integrar estudantes,professores,coordenadores e comunidade de sete escolas estaduais dos municípios de Colares e Vigia (sendo cinco em colares e duas em vigia). Numa nova visão de ensino interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar para agregar valores e fatos da realidade atual do município. A proposta do projeto é mostrar para a comunidade escolar que é possível outras formas de se educar. Hoje em dia através de vários instrumentos de comunicação podemos estar inserindo metodologias educacionais diferentes e envolventes, lembrando que a educação formal, não é em si atraente, na maioria das vezes para o quadro estudantil?
Esse exemplo é clássico: “Vou à escola, não por ter vontade e sim porque meus pais falam que é importante,que vai ser bom para o meu futuro”.Isso mostra o quanto somos omissos e reprimidos na educação familiar.Essa relação é importante temos que ser gratos, pois, sem essa educação de base não teríamos o necessário para está aonde eu,você e tod@s estão.
O que prendendo expressar é que ainda é possível essa transformação de ideologias e conceitos afins. Afim de uma participação envolvente em que todos e todas possam opinar, desde que seja coerente, não esquecendo dos limites de cada um/a.
E hora de agir de dar a volta por cima com qualidade e visão de mundo, pois, não estamos sós. Tendo plena compreensão que seus pensamentos,sentimentos e ações interferem direto e indiretamente no planeta.

Salve o Meio Ambiente

O texto a seguir mostra a percepção de uma jovem integrante da Com-vida da Escola Norman Guilhon do centro da cidade de Colares/PA.

Muitas vezes não temos consciência do que nossos atos podem causar ao Meio Ambiente, como por exemplo: Cortar uma árvore ou mesmo jogar uma simples casca de bombons no chão.Todos esse atos fazem com que o Meio Ambiente seja destruindo pouco a pouco.
Por isso devemos ter consciência do que fazemos , pois, não prejudica só ao meio..., mais aos animais e a tod@s que vivem e dependem totalmente dele.
Como podemos ver alguns animais estão entrando em extinção ou até mesmo já foram extintos,(alguns que até nem foram conhecidos por nós), devido a tanta poluição e desmatamento, que é outro problema que devemos estar atentos.
Muitas vezes destruindo para sua própria diversão. O homem não percebe o grande estrago que estão causando a natureza, que é de onde é extraindo o nosso sustento (alimento,roupa,calçado etc...)
E depois quando tudo acabar?
O que vai acontecer?
Como vamos viver? Se o nosso meio esta sendo destruindo por nós mesmos!
Como viveram as futuras gerações em meio á tanta destruição, ou melhor, será que vamos ter a oportunidade de conscientizar nossas famílias e sociedade?
Será que a terra vai agüentar?

Sou Laíse Miranda e conto com a sua ajuda, pra lutar comigo em prol de uma causa justa.
Salvar o Meio Ambiente.

domingo, 19 de abril de 2009

O Jornal Normambiental



Uma boa iniciativa se dar atravéz de força de vontade e de bons pensamentos.Foi com esse espirito de transformação que Jovens estudantes da Escola "Norman Guilhon" localizada no centro da cidade do município de Colares, conhecida como a "Cidade do Sol e dos Et's" que foi desenvolvida a Segunda oficina de Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) do Projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola:Formando as Com-vidas. Dentre varias atividades lúdicas e metodologicas aplicadas aos integrantes da Com-vida formada, foi criado 4 jornais murais para a comunidade escolar, ter conhecimento e divulgação.
Abaixo um pequeno texto das varias idéias que surgiram nos jornais tendo como título "Jornal Normambiental"
- Não destrua a natureza,será que você não percebe que está destruindo a sua própria Vida?
O Jornal Normambiental comunica que em Colares surge a 2ª Com-vida.Um projeto que pode trazer à escola e a comunidade a form de como preservar o Meio Ambiente.
Todos juntos vamos fazer uma Escola limpa,uma comunidade limpa,organizada e de qualidade onde tod@s possam desfrutar de uma Educação digna. (Texto: Participantes da oficina de Com-vida da Escola Norman Guilhon).

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A percepção de Educação Ambiental.


A percepção de uma Educação transformadora tem que acontecer de forma coerente com o sistema educacional de nosso país. As sensações tem que ser sentidas de acordo com cada realidade vivida por todos nós, na qual estamos sempre a procura de ideais a serem seguidos como manda a sociedade, Será?
A linguagem cinematográfica é uma ferramenta que está ao alcance de todos e todas, que buscam uma integração em que temos a oportunidade de usufruir de forma livre dependendo de como é usada. Os relatos a seguir mostra pontos diferenciados de educadores da Escola “Norman Guilhon” após assistirem os filmes “Ilhas das Flores e Uma Verdade Inconveniente” parte integrante do projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola: Formando as Com-vidas.

Profº: Adamor

- O filme é uma reflexão do que esta ocorrendo no mundo e nós temos que se preocupar com o que esta acontecendo. Temos que mudar, pois colares não pode viver com poluição. Vamos lutar e ser conscientes em nossos atos pense bem. Pois a realidade é bem diferente da ficção. Então torne suas ações sustentáveis para que sejamos felizes no futuro próximo.

Profª: Ana Célia – Química

- É bem verdade que vocês estão cansados, mas agradeço a vocês e a coordenação do projeto.
Quero ressaltar que na escola não há muita coisa que contribua, mas podemos mudar, pois a diferença esta na consciência, mas pra muita gente a ficha ainda não caiu. Então essa é uma oportunidade, para que nós possamos se conscientizar.
O filme a Ilha das Flores, aborda a questão do lixo que é muito seria mostra o desinteresse da sociedade e isso nos faz pensar. Nós temos o conhecimento, nós temos a responsabilidade, não somos ignorantes em partes. Estamos aqui para vencer a fome e o cansaço, temos que ter a vontade de lutar pelo nosso próprio Meio Ambiente. No ano 2000 ouve um levantamento que 71% das pessoas estão contaminando seus espaços, e isso prejudica a sim mesmos. Ela dar como exemplo um bebe no ventre materno que reproduz 18 toneladas de lixo, imagina uma pessoa adulta diz. Então temos que tomar mais cuidado com o nosso lixo.
Não jogue lixo pelas ruas, isso é uma falta de Educação. Vamos tomar conhecimento e parti para as ações praticas, tornando isso um habito diário no nosso cotidiano, vamos melhorar o município, o estado, o país um tudo.

Em sua troca de entendimento ela também fala seu ponto de vista sobre o filme “Uma Verdade Inconveniente”

Ela fala que o aquecimento global mexe com o interesse de todos, é um conjunto.
Ao produzir o filme o diretor fez bem em colocar o titulo de “Uma Verdade Inconveniente”já que nós desde os primórdios procuramos a verdade absoluta,mesmo conhecendo que ela e relativa ao ponto de vista de cada Ser Humano.
O aquecimento global, é provocado pelo ação do Homem e prejudica o meio de varias formas como: O aumento do efeito estufa, as chuvas acidas,o desmatamento de nossa Amazônia dentre outros fenômenos.
O efeito estufa é o raio solar que entra no nosso planeta, é necessário para a nossa sobrevivência.Mas deixo claro que hoje em dia sentimos os efeitos acontecendo de forma descontrolada.
Espero que vocês se conscientizem para melhorar a nossa sociedade. Colares é muito bonita temos que cuidar, se isso não for feito podemos está em sérios problemas que serão difíceis de ser contorna.

Profº: Elton - Biologia

- O filme retrata a vida, isso é uma questão racional que não tem nada de racional, ou seja, falam muito de consciência global, mas nós pensamos muito no individual e não em coletivo, por exemplo: Um cachorro também sente calor e nós não nos importamos com isso.Nós temos que nos importar com os outros,não é só nos que sentimos calor todos as animais e outras espécies.todos fazemos parte da natureza.

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Revolução dos Bichos,no Cinema e Meio Ambiente.

Sempre após as sessões de filmes rola uma mesa de bate papo com professores, para complementar as idéias do filme. Os diálogos a seguir foram da atividade do dia 14 de abril do turno da manhã.

Veja abaixo um pouco do que rolou!

Profº e Coordenador: Eduardo Kalif

- E necessário uma organização para lutar pela educação, o filme mostra a união que faz a força, mostra a declaração dos Direitos Humanos.O filme retrata a idéia dos mandamentos dos animais em que surgi uma revolução que se chama Animalismo que busca tratar assuntos como a relação a alienação,ou seja ,estão alheio a tudo que esta acontecendo.O coordenador faz uma critica a televisão,que é uma ferramenta em massa de alienação pois a televisão tem como função disseminar informações, e sempre mostra que tudo esta bem no mundo, mas não é isso que acontece na vida real.
Ele faz uma comparação de uma pesquisa que mostrou, pais que conseguiram voltar a estudar passaram a ganhar mais dinheiro, pois, aumentou seu potencial de trabalhador.
Isso mostra o quando a educação é importante e o seu alto poder de conhecimento e aprendizagem em nossas vidas.
Posso ser um trabalhador, posso ser um lavrador, mas eu tenho que saber trabalhar bem na minha área de trabalho diz.

Profº: Ronildo Monteiro: História

- O filme foi muito bom, eu quero que vocês escutem e vejam pois isso é Educação, nossas idéias serão julgadas por vocês,o conhecimento é muito importante se eu e vocês não tivesse-mos aqui para aprender com o mundo, a Educação não iria pra frente,nos mesmo temos que lutar por um Meio Ambiente saudável.O filme fala sobre a prisão, miséria, etc... e nós não queremos isso para colares e pro mundo.A questão da educação é muito importante,nos vivemos num pais democrático e a opressão é muito grande,as pessoas que tinham poder eram as pessoas rica e a educação era só para classe alta,mas isso mudou e nós temos o nosso direito,então não vamos desperdiçar isso,vocês enfrentam dificuldades para chegar aqui e estudar,queria que vocês tivesse essa visão de que todos tem o poder da Educação nas mãos,o conhecimento nas mãos,vamos vencer a opressão, a violência, a alienação.
A educação é direito de todos.

Profº: Nédia Regina - Língua Portuguesa.

- Tudo começou com os mal tratos dos animais e com isso a revolução começou, mas só que tinham lideres e esses lideres eram egoístas e não pensavam na união.A idéia de união que o filme traz vai muito da relação de pessoa para pessoa.Não adianta uma união se todos não derem a mãos e juntos colaborarem por um bem comum.
A união pela educação é necessária e urgente a sociedade precisa acorda para as conseqüências locais e globais, pois, isso é essencial.


Profº: Márcia Silva - Matemática

- O filme abordou a questão dos mal tratos dos animais, se querem fazer alguma coisa tem que fazer todos juntos em união, eu queria agradecer a participação de vocês,e a participação pois acredito que o projeto posar está conscientizando e mostrando o meio em que vivemos e com isso tentar buscar aos poucos mais os nossos direitos enquanto pessoas criticas e educadas que somos.

Profª: Márcia Irene - História

- Queria agradecer a paciência de vocês ,espero que o filme não entre pelo ouvido e saia por outro,quero me recordar de uma sena do filme que fala sobre a ideologia de consciência,vocês já devem ter uma sensibilidade,que ao longo do tempo vai crescendo a lidar com situações que vocês vão se deparar no percurso.Que a parti desse momento possamos tem atitude, que sirva de aprendizagem para mim e para todos vocês.

Profº: Ronildo

- Vou passar atividades educativas a respeito dos filmes, pois, esses filmes mostram que nós temos que zelar pelo Meio Ambiente em que nós vivemos.Espero que vocês ajam e botem em pratica a sua sensibilidade de lutar pelos Direitos Humanos e pelo Meio Ambiente.

Roda de Bate Papo.



Uma grande iniciativa para dar certo precisa antes de tudo de muita estratégia e dialogo.Pensando nessa metodologia de integração dos participantes ao termino de cada atividade é feita uma roda de bate papo entre os presentes onde ocorre a socialização e reflexão das mensagens que os filmes transmitem.No primeiro dia foi reproduzindo o curta “Ilhas das Flores” e o longa “Wall-E” onde a identificação é plena e atual nos dias de hoje.
O bate papo contou com a presença de cinco professores onde deram suas parcelas de contribuições.

Profª: Nédia Regina:Língua Portuguesa.

- Os filmes mostram a conscientização dos Seres Humanos e o cuidado que temos que ter em relação as mudanças ambientais.E surgi como uma proposta(ferramenta) educacional diferente de abordagens na sala de aula respectivamente usando a língua portuguesa com temáticas ambientais.

Profª: Eliane: Língua portuguesa

- Temos que ter mais cuidado com a tecnologia de hoje, pois ficamos submetidos a altas informações e chegamos a não ter mais hábitos comuns.
Temos que praticar as ações e não ficamos só no discurso de falas e textos.

Prof.ª: Damaris Almeida: Coordenadora da Escola Norman Guilhon

- Esse momento é muito importante para a comunidade.A chegada do projeto mostra que tem pessoas que se importam com as questões ambientais.Hoje em dia a juventude tem a oportunidade de estar debatendo o assunto.
A preservação é necessária pois nossa comunidade precisar se conscientizar dos danos que nós mesmos estamos causando.
Então vamos buscar conhecimentos sobre os assuntos se envolver mais nas disciplinas e com isso preservar a vida.
Um grande exemplo disso que antigamente as noites de Colares eram frias e tinhamos que dormi bem protegidos,hoje o caminho e inverso, faz calor e nem conseguimos dormi como antes.

Profº:João Carlos: Historia

- Satisfação e felicidade de ver os estudantes participando e de ver o alto poder de consciência das mensagens dos filmes nos dias de hoje. Que nada mais é a própria realidade clara para quem quiser ver.
Em sua fala deixar uma pergunta: Como podemos modificar a atual realidade? E conclui dizendo!Vamos começar a mudar nossas ações através dos pensamentos (pensar + agir).

Prof.ºRonildo Miranda: Historia

- Hoje tivemos uma aula diferente!
Que possamos levar como reflexão nossas ações tendo como base o filme a ilha das flores, já que vivemos numa ilha e que está correndo riscos pois o número de lixo e destruição de nossas matas siliares está em alta.
Vamos levar como um dever de casa.

Escola Norman Guilhon Recebe as atividades do projeto Cinema e Meio Ambiente






Na manhã do dia 13 de abril no salão paroquial Nossa Senhora do Rosário no município de Colares se deu inicio a segunda etapa do projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola formando as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida as (Com-vida).Dessa vez os Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Norman Guilhon” estão recebendo as oficinas.
Nesse primeiro momento Eduardo Kalif idealizador da iniciativa de levar Educação Ambiental usando o áudio visual como recurso educacional, falou que é muito importante a interação dos Jovens na temática Ambiental, ressaltou que o interesse e envolvimento pelo assunto tem que ser levando a sério não por motivos educacionais, pois Educação Ambiental é transversal e perpassa por todas as disciplinas,causas e movimentos do mundo.
Colares tem seu pontencial turístico muito forte e precisa ser preservada mais, para isso, acontecer é preciso que a comunidade esteja a par das situações locais e globais não sendo omissos ao descaso.Hoje o que se percebe é uma falta de compromisso com seu lugar. E com essas atividades que irão acontecer por toda semana espera que os Estudantes da escola possam aproveitar e aprender de forma lúdica e descontraída que Educação Ambiental é aprendizagem é conhecimento e desenvolvimento de Consciência.