segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Conhecendo um pouco a Vigia de Nazaré



A vigia possui em seu contexto uma complexidade de elementos socio-culturais que chamam a atenção de qualquer observador que venha conhecer a sua história e seu dinamismo atual.Um pedaço de terra dentro da Amazônia Oriental, bem no nordeste do estado do Pará, na saída do grande Rio Amazonas para o Oceano Atlântico, onde se localiza o município que passou a se denominar " A Vigia", pelas mãos do colonizador português, que imprimiu na paisagem local os elementos culturais externos ao lugar pertencente, até então, aos índios Tupinambás, que viviam na aldeia chamada de Uruitá (Cesto de pedra, em tupi-guarani).

A porção norte do terrirório brasileiro, ainda em construção pelos europeus, foi objeto de dispustas por nações estrangeiras:Holandeses,Franceses e os próprios Portugueses, que já se intitulavam donos dessa parte do Brasil.

Os povos estrangeiros que começaram a vir para essa parte do Brasil desconsideravam o domínio português, principalmente o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.Já havia a presença desses estrangeiros no continente.Portugal, sebendo dessa penetração indevida, criou estratégias para expulsá-los e garantir a expansão de seu território nessa parte do Brasil. Em 1613,chegavam ao local onde é o município da Vigia, os franceses comandados por Daniel de la Touche,senhor de La Ravardière, que teria estabelecido uma benfeitoria onde é hoje a cidade do São Luís do Maranhão do qual foi fundador.

...

Os portugueses sabiam que quem controlasse o rio contralaria o espaço em evidênci, pois a única forma, nesse momento,para a expansão do território, era através da via fluvial. Nesse sentido, o rio foi um elemento natural determinante na construção do território amazônico a partir dos anseios europeus. É dentro desse contexto que irá surgir o município de Vigia-Pa; da determinação portuguesa em não perder essa parte do Brasil para outros povos europeus.


O objetivo dos portugueses, camandados por Francisco Caldeira Castelo Branco, foi alcançado sem grande conflito. Com a rendição dos franceses, Castelo Branco segue viagem para o norte a fim de desconstruir a territorialidade dos franceses (já iniciada) e consolidar a dominação portuguesa na região que muito tempo depois seria denominada de Amazônia.

Castelo Branco chega à aldeia de Uruitá, em 06 de janeiro de 1616(data oficial da fundação da Vigia),com o intuito de construir o primeiro forte nessa parte do Brasil,mais o local geoestratégico onde estava/esta localizada a vigia não seria o local ideal para a construção do forte...Seis dias depois, os portugueses chegam onde seria erguida a Capital do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Hoje Bélém do Pará.



Fonte: Santos,João Paulo - Livro:Vigiando a Cidade, um olhar contemporâneo sobre a sociedade e o espaço do Município da Vigia.

Vigia-PA,2009.
Foto: Elenilda Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário