quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A pesca e a Vigia!

A pesca é uma das atividades de primordial importância, principalmente no nordeste paraense, por apresentar características naturais e geográficas favóraveis. Essa atividade que também é praticada em outros países, possui peculiaridades em nível de Brasil e de região Amazônica, quanto aos tipos e formas de pesca;quanto à oeganicidade e comercialização da produção, assim como as relações sociais envolvidas nessa atividade socioeconômica.
O litoral paraense tem um papel de destaque, desde a colonização da Amazônic, na produção de pescado,´por estar próximo aos estoques pesqueiros em áreas estuarias, influenciando pelas águas do oceano Atlânticas e do Rio amazonas.

...

Hoje, no Pará, a pesca possui os dois extremos de uma atividade econômica que convive com dinâmicas distintas, ora organizadas, e ao mesmo tempo, desorganizadas quando se percebe, na atualidade, certa dualidade entre a pesca artesanal e a pesca industrial no que se refere às territorialidades em áreas de estuários.
Municípios como Bragança e Vigia, da microrregião do Salgado, podem ser considerados cidades pesqueiras que envolvem os vários tipos de pesca e voltam-se, principalmente, para essa atividade econômica, depois de Bélem, a capital do estado que se constitui como o maior pólo pesqueiro do Norte do Brasil, tendo a Vigia em segundo lugar e Bragança em terceiro(Cepnor/Ibama,2004).*Colares aparece em décimo terceiro na lista de produção.

Fonte:Santos,João Paulo -Livro: Vigiando a Cidade,um olhar contemporâneo sobre a socidade e o espaço da Vigia.
Vigia-PA,2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário