segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viva! O Círio de Nazaré



Durante o periodo das atividades do projeto na Escola Presidente Kennedy na cidade da Vigia (23 à 26/09) estava acontecendo os festejos em comemoração ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré - ano 312- na praça central da Igreja Madre de Deus-Matriz. Onde a comissão do projeto acabou sendo envolvida pelo espirito de alegria e fé daquele povo tão devoto e simples do município. Ao olhar para traz e ver tantos sonhos,dificuldades e soluções que passamos durante as etapas anteriores a sexta etapa chegou abençoada.



Uma história de Círio.



O Círio de Nazaré possui indícios de sua origem no próprio município da Vigia. Onde em sua história possui a influência da colonização portuguesa que trouxe consigo a fé católica,tanto com os colonos como,posteriormente, com as missões religiosas.Um sacerdote da companhia de Jesus chamado José Serafim Leite declara que, em 1697, o Padre José ferreira, de passagem pela Vila, visitou a imagem da Santa, observou e descreveu romarias e novenas organizadas por devotos de nossa Senhora de Nazaré.Essas romarias e novenas podem ter dado a origem a uma procissão maior com vários objetos simbólicos e carros alegéricos que se denominou de "círio" (uma grande vela acessa).Ildone em seu livro "Noções de Histórias da Vigia", a devoção nazarena foi trazida de portugal para Vigia pelo colonizador D.Jorge Gomes dos Álamos, o primeiro apisar nas terras de Uruitá no séculos XVI. Esse é o argumento histórico para muitos vigienses afirmarem que o Círio de Nazaré da Vigia precede o de Bélem;debate que encontra um terreno fértil para discussões a respeito da matriz histórica do Círio de Nazaré no estado do Pará.


Fonte:Santos,João Paulo; Livro: Vigiando a Cidade:Um olhar contemporâneo sobre a sociedade e o espaço do Município da Vigia.
Vigia-Pará
2009
Foto: Elenilda Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário