sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Matéria Divulgada no site da Fapespa na Abertura do Projeto Cinema e Meio Ambiente na Escola.

*A matéria abaixo foi divulgada no site da Fapespa(Fundação de Amparo à pesquisa do estado do pará) no mês de março deste ano. Vale a pena conferir.

Ps.As informações referidas nesse texto e de plena responsabilidade de seus autores.



O professor de artes Eduardo Kalif conhece Colares há 20 anos, entretanto, ano passado, ele aprovou o projeto “Cinema e Meio Ambiente na Escola: Formando as COM-VIDA”, no Edital 011 da Fapespa (Programa de Apoio à realização de eventos de Ct&I no Ensino Básico), lançado nesta terça, 10 de março, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Colares.

Este projeto, segundo Kalif, tem como objetivo criar uma consciência ecológica na comunidade, outro objetivo é discutir a linguagem audiovisual, oportunizando esta ferramenta como instrumento pedagógico.

“O projeto estimula a criação de pequenos núcleos (de professores e alunos e a comunidade escolar de forma geral), em sete escolas, sendo cinco de Colares e duas de Vigia, de forma a que estes núcleos formem as COM-VIDA nas escolas: as COM-VIDA são as comissões de meio ambiente e qualidade de vida, na verdade, um projeto nacional do Ministério da Educação”, explica.

Kalif observa que a máxima da ecologia é agir no espaço local para mudar o espaço global. Com este projeto, ele vai atuar dentro da comunidade escolar (Dr. Malcher). E, a partir desta, atuar no bairro, no município (Colares), no mundo.

“A idéia é que os professores venham e que cada um deles possa colaborar com os debates e levar este debate para dentro das suas disciplinas, porque a reversão deste quadro de degradação ambiental mundial não depende só de uma pessoa, precisamos do comprometimento de toda a comunidade, afinal, quando falamos em meio ambiente, estamos falando no respeito à diversidade, aos credos, às etnias”, afirma.

Coletivo Jovem – O Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará faz o protagonismo juvenil do meio ambiente, com apoio do Fundo Nacional de Educação.

De acordo com o coordenador Anderson Jorge, este coletivo faz as vivências, as dinâmicas e as discussões para formação das COM-VIDA, comissões que se articulam com as conferências infanto-juvenis de meio ambiente. Para se ter uma idéia do poder de articulação destas comissões, aqui no Pará já foram realizadas 370 conferências escolares.

“O coletivo têm atuação local, no espaço da escola, mas nada impede que a gente saia de dentro da escola para a sociedade, questionar e propor”, esclarece.

Anderson Jorge afirma que está diante de uma grande oportunidade para criar e desenvolver as COM-VIDA.
“É um projeto pioneiro, com o qual nós vamos colaborar no que for possível para que ocorra tudo dentro do planejado, afinal, com nós teremos uma visão total dos dois municípios (Colares e Vigia), visando uma melhor qualidade de vida, a partir de uma formação audiovisual, para que os jovens possam ter uma visão mais crítica”, finaliza.

Abertura – O projeto “Cinema e Meio Ambiente na Escola: Formando as COM-VIDA”, aprovado no Edital 011 da Fapespa (Programa de Apoio à realização de eventos de Ct&I no Ensino Básico), foi lançado nesta terça, 10 de março, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Colares.

Depois das falas dos participantes da mesa, foram projetados os filmes “Ilha das Flores”, de João Jardim, e “Mudanças do clima, mudanças de vida”, documentário realizado pelo Greenpeace.

E a programação de lançamento do projeto de Kalif prossegue até sábado, 14 de março, com projeções de filmes, debates, cursos e diálogos transdisciplinares.

© FONTE: Fapespa / Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário